Home   |  WEBMAIL    
SCPA
BEM VINDOS AO SINDICATO DOS CONTABILISTAS DE PORTO ALEGRE
+ História
 Veja Também:
  Introdução
  Século XVIII
 › Século XX
 › Dias atuais
Um histórico da profissão contábil e de seu sindicato

Século XIX

Em 1809, Alvará de 28 de junho, justificando a arrecadação de novos tributos, diz serem eles destinados ao estabelecimento de Aulas de Comércio. Tal diploma legal é considerado um marco do ensino comercial do Brasil.

Em 1812, baixa-se edital de abertura do concurso para lentes em Aula de Comércio a se estabelecer na Bahia e em Pernambuco no Brasil.

Em 1835, no dia 7 de março, foram aprovados os estatutos da Aula de Comércio da Corte, mantida pela Secretaria do Tribunal Real da Junta de Comércio.

Em 1842, pelo Decreto nº 121, de 31 de janeiro, Cândido José de Araújo Viana, Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Império, baixou normas reguladoras do provimento das Cadeiras ou aulas de Comércio.

Em 1846, no dia 16 de julho, foi aprovado o Regulamento da Aula de Comércio pelo Decreto nº 456.

Ainda, em 1846, no dia 30 de dezembro, foi regulada a expedição da Carta de Habilitação dos diplomados da Aula de Comércio, por decreto.

Em 1856, foi criado o Instituto Comercial do Rio de Janeiro, em substituição à Aula de Comércio da Corte, por Decreto nº 1.763, datado de 14 de maio.

Em 1869, no dia 18 de abril, foi fundada a Associação dos Guardas-Livros, no Rio de Janeiro.

Em 1870, por decreto imperial nº 4.475 de 18 de fevereiro, o Governo aprova os estatutos da Associação dos Guardas-Livros, estabelecida na Corte. Tal diploma legal é considerado como primazia da profissão contábil no Brasil no reconhecimento oficial das profissões liberais.

Ficou marcado, para a memória da classe, o patente civismo dos Guardas-Livros pela insistente busca de uma instituição que tivesse a finalidade de colocar a profissão em paralelo com o grande movimento, visando democratizar o País, culminando, com o Manifesto de 1870 que foi efetivamente o primeiro porta-voz do pensamento dos profissionais liberais, que no seu avanço cultural, desejavam uma sociedade tão ou mais organizada da que hoje desfrutamos.

De 1874 a 1875, a Associação dos Guardas-Livros, com sede no Rio de Janeiro, através da publicação quinzenal, editou 14 números de sua revista especializada que já tratava das questões contábeis no Brasil.

Em 1891, registra-se o funcionamento da Academia de Comércio de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

 

 
Voltar
 

 

 

 

S C P A - Sindicato dos Contabilistas de Porto Alegre
Endereço: Rua Riachuelo, 1641 1º andar - Centro - Porto Alegre - RS
Telefone: (51) 3225-1499    |   E-mail: secretaria@sindicatodoscontabilistas.org.br
© Copyright 2010 SCPA   |   Todos os direitos reservados
Página Inicial