Home   |  WEBMAIL    
SCPA
BEM VINDOS AO SINDICATO DOS CONTABILISTAS DE PORTO ALEGRE
+ História
 Veja Também:
  Introdução
  Século XVIII
 › Século XIX
 › Século XX
Um histórico da profissão contábil e de seu sindicato

Dias Atuais

A atual diretoria empossada em janeiro de 2017 para a gestão do triênio 2017/2019 é composta por:

Diretoria - Efetivos:

TC - Daniel Souza dos Santos – Presidente

CO - Jorge Luiz Cardoso – 1º Vice-presidente

TC - Dilceu Birck dos Santos – 2º Vice-presidente

CO - Rosaura Cunha Teixeira de Mello – Diretora Secretária

CO - Rogério dos Santos Inchausti – Diretor Financeiro

 

Suplentes da Diretoria:

CO - Clésio Luis da Silva

CO - Adel Antonio de Almeida

CO - Regina Souza Pedra

CO - Luis Alberto Barcelos Tubia

TC - Lauro Tetour Junior

 

Conselho Fiscal:

TC-Edelácio Alberto Nonnenmacher

TC-Evandro Tissot

TC-Roberto dos Santos Onófrio

 

Suplentes do Conselho Fiscal:

TC - Wilson Jorge Alves

CO - Gilberto Gromowski

 

Assim, ultrapassamos as fronteiras do tempo. E, ao procurarmos entender o que significam, hoje, a profissão no País, podemos avaliar as dimensões do feito daqueles homens que, há mais de meio século, provaram aos nossos governos e aos demais segmentos sociais, a importância da regulamentação e da defesa da profissão contábil.

Hoje, desejamos ser dignos daqueles homens de feitos históricos que, há mais de meio século, acreditaram numa idéia, anteviram a importância da disciplina, deixaram os descrentes à margem da estrada, e ousaram como era necessário ousar.

No mundo moderno é indiscutível a importância da classe Contábil para o País. Ela está presente em todos os setores, registrando os fatos, prestando informações necessárias ao desenvolvimento.

Por ser homem da ciência, o Contabilista orgulha-se em poder dizer que nada ocorre sem a contribuição de seu trabalho, porque é através dele que se ordena o fluxo da riqueza nacional.

Em sua trajetória histórica, o Sindicato dos Contabilistas de Porto Alegre, com sede e administração à Rua Riachuelo, 1641/1º andar, no centro de Porto Alegre, vem crescendo em representatividade e orgulha-se em poder contar hoje com aproximadamente 17.000 profissionais.

Sua base territorial estende-se por cidades vizinhas a Porto Alegre, composta por 59 municípios de: Alto Feliz, Alvorada, Arrarica, Arroio dos Ratos, Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Barra do Ribeiro, Barão, Barão do Triunfo, Bom Princípio, Butiá, Cachoeirinha, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cerro Grande do Sul, Cidreira, Charqueadas, Dom Pedro de Alcântara, Eldorado do Sul, Feliz, General Câmara, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Imbé, Lindolfo Collor, Linha Nova, Maquine, Minas do Leão, Morro Reuter, Mostardas, Nova Hartz, Osório, Palmares do Sul, Parobé, Picada Café, Presidente Lucena, Riozinho, Rolante, São José do Hortêncio, Santa Maria do Herval, Santo Antônio da Patrulha, São Jerônimo, São Vendelino, Sapiranga, Sertão Santana, Tapes, Taquara, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Triunfo, Tupandi, Vale Real, Viamão e Xangri-lá .

A sede social do Sindicato é um prédio próprio, que possui um auditório, com poltronas para aproximadamente 60 pessoas, diuturnamente utilizado para palco de debates do saber e da ciência contábil; um Departamento de Informática com computadores de última geração para uso dos associados e com acesso à Internet; uma sala de diretoria, dois andares que estão alugadas a uma escola técnica, e uma loja no andar térreo, que está alugada para uma empresa de cosméticos.

Além disso, o Sindicato dos Contabilistas de Porto Alegre oferece ainda: Consultoria Gratuita com os membros da Diretoria, dentro das áreas de Legislação Comercial, Imposto de Renda, Área Trabalhista, ICMS/IPI/COFINS/PIS; visto do Advogado nos contratos sociais, gratuito; assistência em homologações e rescisões de contrato de trabalho de Contabilistas.

Por se tratar de uma entidade de profissionais liberais, o Sindicato congrega Contabilistas que atuam em todos os segmentos empresariais independentemente do seu vínculo contratual como empregado ou não. participam também do seu quadro social, Contabilistas funcionários públicos, Contabilistas metalúrgicos, Contabilistas bancários, e Contabilistas pertencentes a todos os demais segmentos de áreas econômicas.

Em 1994 foi ajuizado o 1º Dissídio Coletivo para os profissionais da área contábil. Além disso, o Sindicato desenvolve uma plataforma de trabalho muito forte, no sentido de oferecer cursos, palestras técnicas e treinamentos, como na área de informática a todos os profissionais da área contábil, durante todo o ano, visto estes profissionais atuarem nas mais diversas atividades tais como: analista, assessor, auditor, conselheiro, consultor, perito contábil, planejador, supervisor, contador de empresas privadas e públicas, entre outras.

Com a entidade criada para valorizar e orientar os profissionais da área contábil, o Sindicato passou por várias transformações durante sua existência, porém manteve-se sempre firme em suas atribuições legais, e assim contribuiu para o avanço e zelo da ética profissional, da tecnologia e das práticas contábeis e dos direitos dos Contabilistas.

Durante mais de meio século de existência como entidade sindical, o Sindicato dos Contabilistas de Porto Alegre representou e representa condignamente os anseios e as manifestações da classe contábil junto aos poderes públicos e, buscou mostrar sempre, aos demais segmentos da sociedade e aos homens de governo, o papel dos Contabilistas e da Contabilidade no Brasil. De um modo geral, a entidade busca, também, a valorização dos profissionais da área contábil, pelo trabalho como responsáveis que são pela materialização das constantes mudanças econômicas e tributárias a que se submetem todas as empresas deste País, independentemente de seu porte.

Por isso é que o Sindicato dos Contabilistas de Porto Alegre, enquanto entidade associativa, tem a atribuição de recomendar e sugerir procedimentos e posturas aos profissionais da área contábil.

Quando todos nós acreditarmos e participarmos juntos por um mesmo ideal e objetivo, todos saímos ganhando. Por isso conclamamos para que Contabilistas e empresários busquem irmanados à solução dos problemas que afligem de tempos em tempos, as questões de ordem nacional.

Não obstante, o trabalho diligente de nossos antecessores e as não poucas vitórias conquistadas, existem ainda muitas outras por serem alcançadas.

 

 
Voltar
 
S C P A - Sindicato dos Contabilistas de Porto Alegre
Endereço: Rua Riachuelo, 1641 1º andar - Centro - Porto Alegre - RS
Telefone: (51) 3225-1499    |   E-mail: secretaria@sindicatodoscontabilistas.org.br
© Copyright 2010 SCPA   |   Todos os direitos reservados
Página Inicial